O gerenciamento de obras é uma das etapas mais importantes de uma construção. Escolher as práticas certas é fundamental para garantir que o empreendimento seja entregue no prazo combinado, dentro do custo programado e com a qualidade esperada.
Entretanto, o número de obras que atrasam ou que são entregues aquém do esperado é grandioso. Alguns engenheiros sentem dificuldades em aplicar os conceitos de gestão em seu dia a dia e, assim, não conseguem administrar corretamente o empreendimento.
Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e confira 4 passos para elevar o gerenciamento de obras a outro nível de qualidade. Não perca essa oportunidade.
1. Realize um bom planejamento
O planejamento é uma das etapas mais importante de qualquer obra e, obviamente, também do gerenciamento de obras. Infelizmente, a maioria dos clientes e grande parte dos profissionais de engenharia não o valoriza.
O ideal é montar um cronograma de execução das atividades antes de iniciar os serviços, identificando as principais interferências que podem acontecer no processo e provendo maneiras para mitigá-las.
Quando organizado, permite um orçamento mais próximo da realidade. Deixando, assim, os principais stakeholders do projeto satisfeitos. Pode-se dizer, inclusive, que um bom planejamento é o primeiro passo para um gerenciamento de obras efetivo. Pense nisso!
2. Defina metas
Criar um cronograma e colá-lo na parede do canteiro de obras é uma excelente ideia. Entretanto, isso não fará com que as atividades sejam cumpridas. É preciso motivar os colaboradores e fazê-los cumprir o que foi previamente estabelecido.
Uma forma interessante para estimular os trabalhadores e aumentar sua produtividade se dá pelo estabelecimento de metas.
Faça reuniões periódicas com cada equipe, definindo o que precisa ser cumprido e analisando o desempenho das atividades finalizadas. Definir uma recompensa para metas que sejam cumpridas no prazo pode ser interessante, principalmente em termos de motivação.
3. Escolha canais de comunicação adequados
Um processo de comunicação eficiente é fundamental para o gerenciamento de obras. É importante que o gestor escolha os melhores canais para o empreendimento, uma vez que existem inúmeras opções, principalmente se levarmos a internet em consideração.
Além da comunicação interna, com os profissionais do escritório e com a equipe do canteiro de obras, é preciso manter esse relacionamento também com fornecedores e todos os demais stakeholders do projeto.
4. Use e abuse da tecnologia
A tecnologia pode ser um grande aliado do gerenciamento de obras. Hoje em dia já podemos contar com softwares e outros programas que podem facilitar a administração de diversos setores em um empreendimento.
Itens como o controle de mão de obra, monitoramento do desempenho dos profissionais, desperdício de matéria-prima e outros recursos podem ser automatizados por meio de ferramentas de gestão.
Entretanto, é preciso encontrar um software que tenha as funcionalidades específicas que o seu negócio precisa. Afinal, contar com um software cheio de funcionalidades, mas sendo poucas úteis é um grande desperdício de dinheiro.
O ideal é procurar por plataformas que possibilitem todo o gerenciamento de obras na palma de sua mão. O uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, pode ser de grande valia para a gestão do negócio, permitindo que o gestor possa diminuir o tempo de tomada de decisão e, ainda, fornecendo informações em tempo real (por meio de relatórios inteligentes). Vale a pena investir, não é mesmo?
E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre o gerenciamento de obras que destacamos? Foram válidas? Então, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos!